A maior temperatura de 2022 foi de 40,5°C no dia 17 de janeiro e conforme o meteorologista Gustavo Verardo esse número não deve ser ultrapassado neste mês. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de uma onda de calor com perigo potencial para a região sul.
Conforme o Inmet a temperatura está 5ºC acima da média e apresenta leve risco à saúde. Além disso, o Rio Grande do Sul recebeu um alerta de baixa umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O que a deixa abaixo do recomendado de 40%.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), também emitiu um aviso para as regiões Central, Campanha e Fronteira Oeste e alertou que a falta de chuvas, condição causada pelo fenômeno La Niña, deixa as temperaturas ainda mais altas. O aviso ainda destaca o risco de queimadas, uma vez que as temperaturas estarão altas e o ar estará mais seco.
– Destacamos ainda que as noites também serão abafada e as mínimas tendem a ficarem sempre acima dos 20°C nos próximos dias. No sábado e na segunda-feira as pancadas de chuva estão de volta, e, sobretudo na segunda quando uma frente fria avança trazendo risco de temporal. Na terça-feira o vento vira para o quadrante sul amenizando significativamente o calorão – comenta Verardo.
Cuidados
O Inmet recomenda alguns cuidados para dias de calor extremo:
Beba bastante líquido
Evite desgaste físico nas horas mais secas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Utilize protetor solar
Proteger crianças e idosos
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).